Calouro e Veterano da UFT: Fiquem Atentos ao período de Pré-Matrículas 2010/2

domingo, maio 02, 2010 Por Felipe Albuquerque

Apesar do período de Pré-matrículas situar-se entre os dias 15 de junho a 11 de julho, conforme o Calendário Acadêmico 2010, o Blog apurou que Secretarias Acadêmicas da UFT já cogitam iniciar uma campanha de conscientização da comunidade acadêmica quanto a importância de realizar o procedimento e o perigo da perda do prazo.

Tanto os calouros como os veteranos, para continuarem cursando os semestres subsequentes da sua graduação, será necessário solicitar "reserva" nas disciplinas oferecidas em cada período letivo, através do procedimento de Pré-Matrícula, disponível no Portal do Aluno. O sistema só é liberado no período indicado pelo Calendário Acadêmico.


Se você perder o prazo, poderá correr o grave risco de não conseguir cursar nenhuma disciplina, pois os demais alunos já  obterão vagas nas turmas que você desejava matricular-se. 



O que o Guia do Estudante da UFT fala sobre as Pré-matrículas:

"Ao final do semestre, em período estabelecido no Calendário Acadêmico, você deve fazer a sua pré-matrícula, por meio do portal do aluno, no sítio da UFT (www.uft.edu.br). É  muito importante que você observe esse prazo, pois é nesse momento que as vagas das  disciplinas são distribuídas entre aqueles alunos que as requisitaram e que atenderam  aos critérios de prioridade de matrícula.

Atenção:  Na pré-matrícula, você pode solicitar vaga em todas as disciplinas,  independentemente do período em que estiver matriculado. Após o processamento dos pedidos de vagas, no 1º dia letivo do semestre, você vai receber a relação das disciplinas em que você conseguiu vaga. Caso você necessite pedir inclusão ou exclusão de disciplinas, há  um período para ajustes da matrícula, no Calendário Acadêmico, para que você procure a  Coordenação do curso para protocolar tal pedido. Toda orientação necessária à pré-matrícula  pode ser obtida na Coordenação de Curso ou na Secretaria Acadêmica do campus.
" (Guia Oficial do Estudante da UFT - 2010)



O procedimento da Pré-Matrícula - dicas:


Ajustando o seu navegador para evitar problemas de acesso:

Futuramente aqui no Blog, você acompanhará um tutorial  completo de como realizar o procedimento da pré-matrícula sem maiores complicações. Entretanto, ainda nessa matéria você acompanhará algumas dicas.

Evite utilizar o IE nas páginas da UFT
Vale lembrar que é fundamental que você crie o costume de não utilizar mais o Internet Explorer para acesso à web, pois esse navegador apresenta incompatibilidades com as páginas da UFT - isso inclui o acesso ao Portal do Aluno. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da universidade sugere que você utilize o Firefox ou o Google Chrome e o Blog, sugere também o uso do Opera.

Inclusive, para acesar o Blog, prefira os 3 navegadores acima, pois são otimizados para a boa navegação das páginas.


Imprima o Comprovante de realização da Pré-matrícula:

Evite realizar a pré-matricula em um local em que você não possa imprimir o comprovante de efetivação. FIQUE LIGADO: Infelizmente o sistema de Pré-matrícula não gera um arquivo com o comprovante e nem disponibiliza uma 2 via do documento.

Nos últimos semestres, vários alunos reclamaram de problemas no sistema, como matrículas canceladas. Entretanto não puderam comprovar a autenticidade de suas afirmações, pois não haviam impresso o comprovante. A maioria opta por realizar a Pré-matrícula nos Labins de Informática da UFT - que não possuem impressora.

Apenas o Comprovante Impresso (evite o uso de prints screens da tela) poderá te amparar diante da Secretaria Acadêmica e à Pró-Reitoria de Graduação, na resolução de eventuais casos de erros durante o procedimento. Procure sempre sua representação estudantil a nível de Centro Acadêmico ou no CONSUNI, se você deparar-se com equívocos.


Cuidado para não retornar ao sistema depois que a Pré-Matrícula já for realizada:

Aí está um dos problemas que mais a Representação Discente no CONSUNI reclamou à Secretaria Acadêmica do Campus de Palmas e que "pegou em cheio" diversos alunos da UFT. 

O sistema permite que você refaça a Pré-matrícula já realizada e gere um novo Comprovante, mas esse procedimento poderá causar o Cancelamento de todas as matrículas nas disciplinas que você solicitou, segundo informações da Secretaria Acadêmica do Campus de Palmas.

Ou seja, o sistema deveria bloquear-se para uma nova pré-matrícula, mas não o faz. Não são todos os acadêmicos que constatam "Matrícula Cancelada" por terem realizado novamente a pré-matrícula - mas a maior parte deles são prejudicados pelo cancelamento automático.

Tendo as matrículas das disciplinas canceladas, o estudante ficará sujeito ao saldo de vagas das turmas, que serão disputadas em outro período, chamado de Confirmação e Ajuste de Matrículas, o qual veremos uma matéria completa sobre o assunto, em breve.



Critérios de prioridade para o processamento de matrícula nos cursos de graduação:


Um exemplo fictício a seguir ilustrará a questão de prioridade de matrícula. Uma turma de Legislação e Ética nas Engenharias dos cursos de Engenheria Civil/Elétrica, possui 40 vagas, mas há pelo menos 60 estudantes querendo cursá-la. Para concorrerem às vagas, eles a solicitaram através do procedimento de Pré-matrícula. A PROGRAD defirirá a matrícula de acordo com uma escala de prioridades, definidas pelo Regimento Acadêmico da UFT.

A ordem de prioridade para o processamento do sistema de matrículas nas disciplinas é a seguinte:

I. Aluno periodizado na disciplina: é o aluno que solicita matrícula numa disciplina  pertencente ao período que cursaria regularmente.

II. Aluno jubilando:  é o aluno regularmente matriculado no curso e que se encontra  concluindo o curso, faltando apenas 1 (um) período para atingir o máximo de períodos  previstos para integralização curricular, conforme o currículo do curso.

III. Aluno reprovado por nota na disciplina,
no período imediatamente anterior ao que se  está realizando a matrícula.

IV. Aluno reprovado por freqüência na disciplina, no período imediatamente anterior ao que se está realizando a matrícula.

V. Critério de Antigüidade.

VI. Coeficiente de Rendimento (CR).



Restaram dúvidas? Comente a matéria!

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT