Conheça alguns modelos de Procuração para diversos procedimentos da UFT

sábado, maio 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

Existem vários procedimentos da UFT que podem ser abertos através de um instrumento legal chamado Procuração. Ou seja, alguém em seu nome, na sua ausência, poderá efetuar um determinado procedimento. Exemplos:  Confirmação e Ajuste de Matrícula, Matrícula de Calouros, Solicitação de Matrícula em disciplinas de outros cursos/campi, etc.

É fácil criar uma procuração simples e barata. Nessa matéria, você encontrará modelos de Procuração, os quais você poderá utilizar normalmente na UFT. Para eventuais futuras consultas, essa postagem estará disponível na área lateral direita Blog chamada de "Assistência Estudantil", sob o título "Modelos de Procuração."



Pressuposto básico: reconhecimento de firma

Para que a Procuração tenha valor legal,  é obrigatório que a mesma tenha, no local onde você  deverá assinar, o Reconhecimento de Firma (o mesmo que reconhecimento de sua assinatura) em cartório. Estudantes menores de idade não podem expedir procuração em seu próprio nome, somente em nome do responsável legal. O responsável quem assinará.

Primeiramente, vá ao cartório de notas de sua cidade e peça para criar um  cadastro de  Reconhecimento de Firma. Esse serviço não custa altos valores: chega a ser próximo de R$ 5,00. O atendente pedirá para você assinar algumas vezes em uma ficha e cadastrará os seus dados pessoais.

Qualquer documento que contenha a sua assinatura e seja necessário que você comprove que aquela assinatura é sua, você deverá "Reconhecer Firma" em cartório. Esse serviço chega a custar próximo de R$ 2,00 por assinatura.

De posse do documento que você deseja reconhecer, vá ao cartório e peça que a assinatura seja "Reconhecida". Ele verificará a sua assinatura (aquela que você cadastrou), emitirá um selo, o colará junto ao documento. Na maioria das vezes, carimbará com uma "seta", apontando para a sua assinatura.

Não há problema algum de você expedir uma procuração no Goiás, por exemplo, para alguém utiilizá-la no Tocantins. A procuração possui valor em todo o território nacional.

 



Modelos de Procuração: os membros são maiores de idade


Confirmação e Ajuste de Matrículas:

Procuração



Eu, Fulano de Tal (seu nome completo), portador do RG_______________________ órgão emissor  (exemplo: SSP/PA) ___________ de CPF __________________________ , brasileiro, solteiro, natural de cidade/estado e residente na ______________________________, na cidade de _____________ nomeio e constituo meu bastante procurador Sicrano Beltrano, portador do RG órgão emissor _________________ ,CPF______________________, brasileiro, solteiro, natural de______________________ residente na _________________________, na cidade de _____________________________para fins de realizar a Confirmação e Ajuste de Matrículas no curso de ____________________________ da Universidade Federal do Tocantins.



Cidade onde você está, estado, XX de Mês de XXXX



Assine: __________________________________________________________________


RECONHEÇA SUA ASSINATURA EM CARTÓRIO



Solicitação de Matrícula em Disciplinas de outros Cursos/Campi:


Procuração



Eu, Fulano de Tal, portador do RG_______________________ órgão emissor ___________ de CPF __________________________ , brasileiro, solteiro, natural de cidade/estado e residente na ______________________________, na cidade de ______________________ nomeio e constituo meu bastante procurador Sicrano Beltrano, portador do RG órgão emissor _________________ ,CPF______________________, brasileiro, solteiro, natural de______________________ residente na _________________________, na cidade de _____________________________para fins de realizar matrícula na disciplina de ___________________ do curso de .......................... do Campus de ............................  da UFT.



Cidade onde você fez a procuração, estado, XX de Mês de Ano



Assine: __________________________________________________________________RECONHEÇA SUA ASSINATURA EM CARTÓRIO



Matrícula de classificados no Vestibular, ENEM ou Extravestibular:


Procuração



Eu, Fulano de Tal, portador do RG_______________________ órgão emissor ___________ de CPF __________________________ , brasileiro, solteiro, natural de cidade/estado e residente na ______________________________, na cidade de _______________________ nomeio e constituo meu bastante procurador Sicrano Beltrano, portador do RG órgão emissor _________________ ,CPF______________________, brasileiro, solteiro, natural de______________________ residente na _________________________, na cidade de _____________________________para fins de realizar matrícula no curso de ___________________________ da Universidade Federal do Tocantins.



Cidade onde você está, estado, XX de Mês de Ano



Assine: __________________________________________________________________RECONHEÇA SUA ASSINATURA EM CARTÓRIO



Modelos de Procuração: o interessado é menor de idade



PROCURAÇÃO
(Modelo para Matrícula)


______________________________________________ (nome), ______________ (nacionalidade), menor púbere, estudante, inscrito no CPF sob n.º ___.___.___/___, portador da Cédula de Identidade n.º ______________, expedida pela _________________, residente e domiciliado na cidade de ________________ __________________________,  ____ (UF) à ______________________________ ________________ (logradouro), _______ (n.º), ________________ (Bairro), assistido por seu(ua) representante legal __________________________________ _______________________ (nome), ________________ (nacionalidade), _______
_______ (estado civil), ___________________ (profissão), inscrito(a) no CPFMF sob n.º ___.___.___/___, portador da Cédula de Identidade n.º ______________, expedida pela __________, nomeia e constitui seu bastante procurador, __________________________________________________ (nome), __________ ________ (nacionalidade), _________________ (estado civil), _________________ (profissão), inscrito no CPF sob n.º  ___.___.___/___,  portador da Cédula de Identidade n.º ___________________, expedida pela ______________, residente e domiciliado na cidade de ____________________________________,  ____ (UF) à ___________________________________________ (logradouro), _______ (n.º), ________________ (Bairro), a quem outorga poderes especiais para efetuar  sua matrícula no curso de __________________________ da Universidade Federal do Tocantins, para o _______ semestre do ano de __________, podendo, para tanto, preencher e assinar o respectivo requerimento, bem como praticar todos os atos necessários   para o bom e  fiel cumprimento do presente mandato, como se presente estivessem o outorgante e seu representante legal, que tudo dão por bom, firme e valioso.

____________________, _______ de ___________________de __________.


                                           ____________________________________________
                                               (Assinatura do aluno)


                                           ____________________________________________
                                               (Assinatura do responsável)
  

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT