Orientações sobre a quebra de Pré-Requisitos nas Disciplinas da UFT

segunda-feira, junho 07, 2010 Por Felipe Albuquerque


Você sabia que é possível quebrar um Pré-Requisito de uma disciplina de sua grade curricular? Mas o que são pré-requisitos? Qual o porque deles serem instituídos? Como faço para quebrá-los? É fácil quebrar um pré-requisito em qualquer curso?

Essas e outras questões, você obterá uma solução (ou um encaminhamento) nesta matéria e caso surjam dúvidas, você já sabe: comente a postagem!




O que são os Pré-Requisitos?

Os pré-requisitos referentes às disciplinas da grade curricular de seu curso, são elementos incluídos no período de discussão do *PPC (Projeto Político Pedagógico) criados para impedir que um acadêmico curse determinadas disciplinas continuadas (ou que se relacionam nos conteúdos programáticos) ao mesmo tempo. Ou seja, para cursar a disciplina B, é preciso ser aprovado inicialmente na matéria A.

Basicamente, os pré-requisitos visam bloquear que um aluno curse por exemplo, a matéria de Cálculo II, sem que já tenha cursado a disciplina de Cálculo I. Imaginemos: um estudante, nunca findou a disciplina de Cálculo I e já poderia matricular-se na disciplina de Cálculo II? Se elas forem ligadas por pré-requisitos, não poderá matricular-se. A não ser... que seja quebrada essa ligação, o que veremos mais adiante.

O Fluxograma do curso mostra graficamente a ligação interdisciplinar pelos pré-requistos. Na imagem, por exemplo, reprovar em Física I implica em não cursar Física para Computação no semestre seguinte, assim como todas as outras disciplinas ligadas após elas.


A situação mais prática de atuação do pré-requisito, é quando você solicita matrículas em matérias ligadas por eles, na Pré-Matrícula. O sistema indefere o seu pedido, informando: "Rejeitada por falta de escopo".

O entendimento é de que os Pré-requisitos servem para regular a entrada de alunos nas disciplinas, que em tese, terão capacidade de cursar aquela matéria seguinte, devido terem visto um conteúdo programático que os capacitará a cursá-la.

* O PPC é um conjunto de documentos que embasam a criação de um curso de graduação. Nele, estão contidos as grades curriculares, valores e objetivos do curso, laboratórios que o curso utilizará, entre outros documentos.



É possível quebrar um Pré-requisito? Como quebrá-lo?

Sim, é possível quebrá-lo. Entretanto, cada curso possui uma relativa tradição em indeferir ou deferir esses pedidos, de acordo com a justificativa apresentada pelo aluno. 

Lembrando que cada curso, através de seu Colegiado, possui autonomia entre si para apreciar pedidos de seus respectivos alunos. Ou seja, se o Colegiado de Engenharia Ambiental quebra pré-requisitos com facilidade, ou seja, com quaisquer justificativa apresentada, não siginifica necessariamente, que o Colegiado de Direito, o faria da mesma forma. 



Entrada do pedido:

Entre com um pedido fundamentado no Protocolo de seu campus, selecionando a opção específica no formulário, justificando o porque de você querer quebrar tal pré-requisito.

Não há um período específico para você entrar com o pedido. Você pode protocolá-lo a qualquer momento.

O seu processo será apreciado pelo Colegiado de seu curso, órgão de exclusiva competência para deferir ou indeferir o seu processo. 

Se o Colegiado deferir o seu pedido, já no próximo semestre você poderá matricular-se nas disciplinas que você solicitou a permissão.



Elementos que contribuem para o sucesso do seu pedido:

Proximidade de término do curso: Você ter poucas disciplinas a cursar, pode ser um elemento útil para convencer o Colegiado de que você merece ter um pré-requisito quebrado. Observando a imagem do Fluxograma, havia uma aluna de Ciência da Computação que estava concluindo sua monografia e a apresentaria no final do semestre, mas como cursava Inglês I ainda, no próximo semestre ela ainda teria que cursar apenas o Inglês II. Ela então fez o pedido ao Colegiado do curso. Lembro-me desse momento pois era um dos representantes estudantis de Ciência da Computação neste Conselho. O Colegiado então, aprovou a quebra do pré-requisito.

Conversar previamente com o seu Coordenador de curso (Presidente do Colegiado): um bom papo com o seu Coordenador pode orientá-lo no sentido de você ter sucesso ou não. Converse com ele, exponha seus motivos e pergunte-o se o Colegiado poderá deferi o seu pleito.

Converse previamente com os demais membros do Colegiado: Converse com alguns professores efetivos, membros natos do Colegiado e a sua Representação Discente nesse Conselho. Serão estes representantes estudantis que farão a defesa de seu pleito, junto aos demais membros do Colegiado. Fique ligado, não deixe de procurar os seus representantes, para que eles não sejam "pegos de surpresa" quando o seu pedido for apreciado pelo Colegiado.

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários

Nilvan jr, disse...

Felipe, a matéria foi excelente! Mas qme diga uma coisa, caso o colegiado indefira o processo, posso recorrer ao consepe? Abraços Nilvan - medicina

Felipe Albuquerque disse...

Olá Nilvan!

Você poderá recorrer sim ao CONSEPE. Mas assim que você recorrer, o seu pedido será encaminhado à Câmara de Graduação, órgão consultivo do CONSEPE, para emissão de um parecer. O parecer será enviado ao Conselho, que o aprovará ou não. Abração

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT