Entendendo o que é Desvinculamento e o Jubilamento na UFT

quarta-feira, maio 26, 2010 Por Felipe Albuquerque


Como em uma clássica partida de futebol, aqueles que descumprirem algumas regras básicas da universidade, poderão ser penalizados com o temido desvinculamento ou então, com o jubilamento.

Ambas as expressões, apesar de serem provocadas por ações diferentes, significam "corte de vínculos" com a instituição ao qual você pertence, ou seja, ser expulso!




Se jubilado, apenas um novo Vestibular/ENEM o trará de volta à UFT. Se desvinculado, além de poder retornar através de um novo Vestibular ou ENEM, um novo Extravestibular pode trazê-lo de volta à UFT. Há entretanto,  possibilidade de se recorrrer de um jubilamento ou desvinculamento - em raríssimos casos.

Nesta matéria, tratarei dos requisitos mínimos que tanto o estudante calouro quanto o veterano devem cumprir para não serem expulsos da universidade. Apresentarei também a base normativa do Regimento Acadêmico para melhor entendimento. E lá vai uma dica: crie a cultura de ler as normativas da UFT .É importante ficar sempre informado sobre os seus direitos e deveres como estudante.


Caso de Desvinculamento - Calouro:


Àqueles que estão no primeiro período da graduação, o desvinculamento ocorre automaticamente quando você reprova em todas as disciplinas do semestre, seja por nota ou por frequencia (você deve assistir pelo menos 75% das aulas, para não reprovar por frequência naquela matéria). Se você reprovar em todas, estará fora da UFT. Tenha muito cuidado!

Art. 77 - O acadêmico terá sua matrícula cancelada quando: III - tenha sido reprovado no 1º período em todos os componentes curriculares.(Regimento Acadêmico)


Você poderá trancar disciplinas normalmente, no período de Trancamento Parcial. Para isso, veja o período certo de Trancamento baixando o Calendário Acadêmico. No entanto, as disciplinas que você não trancar, não poderá reprovar em todas elas! Exemplo: se você tinha 6 matérias e trancou 5, essa que sobrou você não pode reprovar!!!

Se você está cursando disciplinas de verão e reprovar em todas elas, essa reprovação é não é contada como um semestre perdido. Ou seja, não causará o Desvinculamento.


Caso de Desvinculamento - Veterano:


1) Por reprovação em todas as disciplinas, por dois semestres letivos, consecutivos ou não:


 Art. 77 - O acadêmico terá sua matrícula cancelada quando: II - tenha sido reprovado em todos os componentes curriculares em que esteja matriculado em 2 (dois) semestres consecutivos ou não;

Vale lembrar que não assistir a pelo menos 75% das aulas, implicará ao aluno, reprovação na disciplina por frequência.



Se você está cursando disciplinas de verão e reprovar em todas elas, essa reprovação é não é contada como um semestre perdido. Ou seja, não causará o Desvinculamento.




2)Não renovar matrícula por dois semestres letivos, consecutivos ou não:


Art. 77 - O acadêmico terá sua matrícula cancelada quando: I - tenha deixado de renovar a matrícula por 2 (dois) semestres consecutivos ou não; neste caso, será considerado abandono de curso, desfazendo-se o vínculo com a Universidade;



Caso de Jubilamento - Veterano:


Extrapolar o prazo máximo de formação:


Art. 74 - Poderá haver prorrogação de até 02 (dois) períodos letivos, em relação ao prazo máximo, para a integralização curricular, quando este prazo for suficiente para o acadêmico finalizar seus estudos e quando a Pró-Reitoria de Graduação, após estudo do caso, julgar pertinente.

Art. 76 - Ao encerrar-se o prazo de integralização curricular, incluída a prorrogação, e a integralização não tiver ocorrido, a Secretaria Acadêmica do campus universitário cancelará o registro do respectivo estudante no cadastro de acadêmicos regulares.


O período normal de formação dos cursos da UFT varia entre 4 a 5 anos. Contudo, você poderá ainda  cursar mais 2 anos (4 semestres letivos) de prazo para terminar a graduação.

Caso mesmo assim você ainda não tenha finalizado a graduação, poderá solicitar mais 2 semestres letivos à PROGRAD. Se mesmo assim, você não completar o curso, sua matrícula será cancelada.

Lembrando que a diferença entre o aluno desvinculado e o jubilado, é essa: o jubilado não pode retornar à UFT pelo Extravestibular, apenas pelo Vestibular e ENEM.




Caso provável de excessão:


Se o acadêmico reprovou em todas por frequência às aulas, devido um agravante de saúde, como por exemplo um acidente que o impossibilitou de concluir o semestre, ele poderá entrar com uma petição à UFT para reaver a vaga. Bem fundamentada é claro, e repleta de provas, como fotos do acidente, atestados médicos e demais documentos que contribuam para comprovar o impedimento dos estudos. O processo será julgado pelo Colegiado do curso em que ele está relacionado, podendo ser deferido ou não, a seu favor.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT