Saiba mais sobre as Disciplinas de Verão, em Módulo e Turmas Extras da UFT

quinta-feira, junho 03, 2010 Por Felipe Albuquerque


Com o semestre letivo aproximando-se de seu  termino, é  natural ouvir algumas expressões entre os alunos, como as chamadas Disciplinas de Verão, em Módulo e mais frequentemente, as requisitadas Turmas Extras. Mas que tipos de disciplinas são essas? Como fazer para abrí-las? A quem recorrer? Caso surjam dúvidas, você já sabe: comente a matéria!


Apesar de não serem citadas no Regimento Acadêmico da UFT, há alguns procedimentos tradicionamente utilizados pelos cursos para a abertura de disciplinas nas modalidades supracitadas.


As disciplinas de verão:

  • Basicamente, as Disciplinas de Verão são aquelas ofertadas no período de férias estudantis (de julho ou janeiro/fevereiro).

Lembrando que as férias dos alunos ocorrem duas vezes ao ano. Já a dos professores, (como a qualquer servidor público) são de um mês por ano, podendo ser divididas entre os meses de férias estudantis. O sentido de frisar esse ponto é destacar que é mais fácil ter disciplinas de verão no semestre em que os docentes não estão de férias, já que eles costumam tirá-las integralmente.

  • Não são permanentes, ou seja, se naquelas férias foi ofertada a disciplina de Desenvolvimento de Sistemas por exemplo, não significa necessariamente que a mesma será ministrada novamente. 

Cursar uma disciplina de verão é o mesmo que estudá-la no período letivo regular. Não há alterações de carga horária ou ementa,  ou uma certa "facilitação" do conteúdo ministrado.

  • Caso a matéria seja da sua própria graduação, o aproveitamento no seu Histório Escolar é automático. Caso você curse matérias de outros cursos ou campi, será necessário entrar com um pedido de Aproveitamento de Disciplina.
  • Após você ser matriculado em uma delas, não é possível trancá-las. Ou você reprovará por frequência, por nota ou será aprovado.
    A Carga Horária de uma Disciplina de Verão é a mesma de sua correspondente ministrada no semestre regular. Você terá aulas praticamente todos os dias das férias (com excessão dos domingos).


      Como são abertas as turmas de verão?


      Há pelo menos duas formas de abertura de uma Disciplina de Verão, embora todas dependam exclusivamente do Colegiado de seu curso:

      • VONTADE DO COLEGIADO: O próprio Colegiado manifesta-se em prol da criação de uma turma. O professor em Colegiado, sugere ministrar uma disciplina e o Conselho aprova e delimita as datas de ministração das aulas;
      •  
      • PEDIDO AO COLEGIADO: Os acadêmicos podem influenciar o Colegiado para abrir determinada disciplina, através de um pedido bem fundamentado e anexo a um abaixo-assinado dos interessados. (nome, assinatura, número de matrícula, email). Caso seja possível, peça ao representante do seu Centro Acadêmico que juntamente com o pedido e o abaixo-assinado, encaminhe em anexo um ofício da entidade, endossando o pleito. Para que o seu pedido seja ainda mais eficiente, procure convencer logo um professor a ministrar a disciplina. Aí ele falará a seu favor quando o pedido subir ao Colegiado para apreciação.


      As Disciplinas Modulares:

      São conhecidas como Disciplinas em Módulo, aquelas que por algum motivo, o professor não pode ministrá-las no semestre regular,ou mesmo, não havia docentes para ofertá-la.

      Nesse caso, a turma foi montada com os estudantes que solicitaram matrícula através dos procedimentos de Pré-Matrículas pela WEB ou Confirmação & Ajuste de Matrículas.

      No mais, as matérias modulares são semelhantes às de verão. São ministradas em períodos de férias, em encontros diários, com excessão dos domingos.



      As Turmas Extras, Especiais ou Turmas "B":

      As turmas extras são Disciplinas de Verão, abertas para atender os repetentes em uma determinada matéria, principalmente àquelas de primeiro período, as quais costumas haver muitas reprovações.

      Para abrí-las, segue-se o mesmo procedimento das Disciplinas de Verão.

      Blog Widget by LinkWithin

      1 Comentário

      Unknown disse...

      Olá !!Gostei muito da matéria, mas gostaria de mais informaçoes, tais como: onde e quando podemos nos inscrever na matéria a ser oferecida, quantas vagas serão oferecidas, e quando será o início das aulas, se possível, obrigado!!Parabéns Felipe pelas matérias!!

      Raul Barbosa Ccomp UFT

      Postar um comentário

      Aguardamos seu comentário!
      O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
      Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
      Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
      Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT